Medicina Chinesa para Adolescentes
A adolescência é uma importante fase de transição marcada por significativas mudanças biológicas, cognitivas e psicossociais. Nesse cenário, a Medicina Chinesa enquanto abordagem complementar pode ser um suporte para os desafios existentes desta fase de vida.
Em que condições a Medicina Chinesa pode ajudar os adolescente?
Condições de saúde mental: ansiedade, depressão.
Distúrbios do sono: insónia.
Condições respiratórias: asma, rinite alérgica.
Condições dermatológicas: acne, eczema, dermatite atópica.
Saúde feminina: dor menstrual, amenorreia, TPM (tensão pré menstrual), ganho de peso ou perca de peso.
Dor: dores de costas, dores de cabeça.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 20% das crianças e dos adolescentes têm, pelo menos, uma perturbação mental. Em Portugal, quase 31% dos jovens têm sintomas depressivos*. Fatores como os níveis de stress escolar, preocupações com o futuro e questões emocionais podem contribuir para o desenvolvimento de ansiedade e depressão.
Um estudo** da Organização Mundial da Saúde sobre a adolescência em Portugal, realizado em 2022, revelou que três em cada cinco jovens refere dormir pouco, dificuldade em adormecer à noite ou acordar de manhã antes da hora pretendida. Os horários irregulares, o uso excessivo de dispositivos eletrónicos à noite e a pressão escolar são fatores que afetam os padrões de sono dos adolescentes, podendo desencadear privação de sono e insónia.
No que diz respeito a doenças respiratórias, a asma é uma das condições crónicas mais comuns na adolescência. Embora na maioria dos casos já existam sintomas desde a infância, frequentemente, pode agravar ou mesmo iniciar-se na adolescência.
No que concerne a condições dermatológicas, a acne é muito comum na adolescência e estima-se que afeta até 85% dos adolescentes. Esta doença inflamatória de elevada prevalência tem um forte impacto emocional na autoestima dos adolescentes.
A dor menstrual*** é a queixa ginecológica mais comum em mulheres jovens, com uma prevalência que varia entre 43% e 93%. Devido em alguns casos à intensidade dos sintomas, é também uma causa importante de absentismo escolar.
Relativamente às dores de costas na adolescência, as mochilas pesadas e o uso prolongado de dispositivos móveis e computadores são fatores que fortemente contribuem para o seu aparecimento.
Acha que seu filho adolescente não gosta de agulhas? Descobrimos que a maioria dos adolescentes conseguem lidar bem com os tratamentos. Mas podemos manter as agulhas no mínimo ou trabalhar com muitas outras modalidades. Pacientes mais jovens são especialmente responsivos a formas mais suaves de tratamento, como a acupressão.
Quais os benefícios da Medicina Chinesa na adolescência?
Tratamento de condições comuns na adolescência através de uma abordagem complementar.
Apoio ao desenvolvimento físico e mental.
Melhoria da concentração e desempenho escolar.
Prevenção de doenças futuras.
Ensino de hábitos saudáveis: alimentação equilibrada e rotinas saudáveis.
** chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://health.ec.europa.eu/system/files/2021-12/2021_chp_pt_portuguese.pdf
*** file:///C:/Users/mary_/Downloads/amp,+383-92.pdf