Medicina Chinesa para Depressão Pós-Parto

A necessidade dos novos pais usarem tantos "chapéus" afeta seriamente a sua saúde mental. Os casais também têm filhos cada vez mais tarde e cada vez recorrem mais á tecnologia de reprodução assistida. Além disso, devemos ter carreiras bem sucedidas, corpos perfeitos e casas limpas mas como é podemos fazer tudo isso?

Na Medicina Tradicional Chinesa, o parto é considerado o momento de maior esgotamento da nossa essência (Jing). Jing é basicamente a nossa reserva de "bateria", força para a vida. Todos nascemos com uma certa quantidade desta energia e os seus níveis são usados ​​constantemente para sustentar a vida. A essência é extremamente difícil de substituir (acredita-se que práticas como o Qi Gong, a meditação e alguns suplementos como cordyceps podem ajudar a reabilitar parte da essência).

Esta essência (Jing) é extraída constantemente dos rins para dar suporte ao processo de envelhecimento e é gasto rapidamente por eventos de muito stress, medicamentos e estimulantes que afetam as glândulas supra-renais. Devemos fazer os possíveis para extrair essa energia através da nossa alimentação diária e boas noites de sono, em evz de recorrer ás reservas.

Para preservar a nossa essência (Jing) e energia, a cultura tradicional chinesa recomenda acordar cedo e ir cedo para a cama, descansar durante as menstruações (fazer exercicio fisico adequado a essa fase), evitar relações sexuais durante a menstruação, evitar estimulantes como café e alcóol.


A depressão no pós-parto é uma síndrome em que a mãe sofre de uma ansiedade excessiva, tristeza profunda, cansaço e ás vezes até dificuldade em conectar-se com o bebé. Alguns casais que acabam de ser pais sofrem de distúrbios do sono e problemas fisícos como palpitações ou sensação de pânico. Alguns ficam stressados com o bem-estar do bebé e com receio de o poder magoar.

Se tem este tipo de sintomas, não pense que pode ser apenas da sua cabeça e não desvalorize, a sua saúde é importante para poder cuidar do seu bebé e de si. Procure ajuda.


A depressão pós-parto é uma das complicações pós-natal mais comuns, afetando aproximadamente 10% a 15% das mulheres após o parto anualmente.


Como a Medicina Tradicional Chinesa a pode ajudar?


Do ponto de vista da Medicina Chinesa, as mulheres no pós-parto estão numa condição extremamente deficiente em sangue. O volume de sangue do corpo praticamente duplicou durante a gravidez para sustentar o feto, o cabelo fica lustroso, as unhas longas e fortes, e pequenas rugas desaparecem.

O pós-parto é uma história diferente. O parto em si é um momento em que perdemos muito sangue, especialmente se fez uma cesariana. A amamentação também esgota os níveis de fluidos do corpo. Quando os níveis de sangue e fluidos estão em baixo, ocorre um fenómeno na Medicina Chinesa chamado Deficiência de Sangue do Fígado ou Sangue do Coração.

Isso pode manifestar-se com sono perturbado, palpitações, boca seca, agitação, ansiedade, dificuldade de concentração.

A Medicina Chinesa tem a capacidade, com o apoio de diferentes ferramentas, de ajudar a tratar a depressão no pós-parto e recuperar a sua saúde.

A Fitoterapia ajuda a tratar tanto a raíz quanto o sintoma da ansiedade no pós-parto e podem ser adaptadas caso esteja a amamentar. Caso prefira não tomar plantas, a Acupuntura, Dietética e outras técnicas são eficazes.


A terapia através de ajustes na alimentação é extremamente útil e eficaz. Nas nossas consultas é muito comum certificarmo-nos de que as recém-mães estão a tomar:

- Óleo de peixe

- Floradix: suplemento de ferro vegetal

- Comer alimentos que nutrem os rins (lar da essência Jing): feijão preto, peixe, sementes de sésamo preto, algas marinhas

- Considere também: dente-de-leão e urtigas (facilmente disponíveis em forma de chá) para aumentar o ferro e o cálcio.

A abordagem holística da Medicina Chinesa não se limita a tratar os sintomas da depressão pós-parto, mas procura também abordar as causas subjacentes e prevenir recaídas. Além disso, estas práticas não têm efeitos secundários e podem ser integradas com outros tratamentos convencionais, oferecendo um suporte complementar valioso para as mães.

A Medicina Chinesa apresenta-se como uma alternativa promissora e natural para o tratamento da depressão pós-parto, ajudando as mulheres a recuperarem o equilíbrio físico e emocional durante esta fase desafiante da vida mas também uma das mais importantes e que nos marcam.




Anterior
Anterior

Medicina Chinesa para Adolescentes

Próximo
Próximo

Massagem para uma menstruação saudável