Medicina Chinesa e a Procriação Medicamente Assistida

Como pode a Medicina Chinesa auxiliar a procriação medicamente assistida (PMA)?

O que é a procriação medicamente assistida?

A procriação medicamente assistida (PMA) é o nome dado ao conjunto de tratamentos e técnicas utilizadas para viabilizar a gestação em casais com dificuldade em engravidar.

Existem técnicas e tratamentos de baixa complexidade (métodos menos invasivos que envolvem a fecundação dentro do corpo da mulher) e de alta complexidade (procedimentos laboratoriais, nos quais a fertilização ocorre fora do corpo da mulher).

  • Baixa complexidade:

-Coito programado (CP)

-Inseminação intrauterina (IIU)

  • Alta complexidade:

-Fertilização in vitro (FIV)

-Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)

-Doação de gâmetas e embriões

-Útero de substituição



O papel da Medicina Chinesa na PMA

A Medicina Chinesa pode ser uma aliada do casal em contextos de infertilidade e complementar a abordagem médica ocidental. A sua aplicação — particularmente a acupuntura e a fitoterapia — como apoio à procriação medicamente assistida (PMA) tem sido objeto de investigação científica nas últimas décadas.

A título de exemplo, em 2002 foi publicado o primeiro estudo científico, conduzido por Wolfgang Paulus, sobre a influência da acupuntura em pacientes submetidas a tratamentos de reprodução assistida. Nesse estudo foi verificado um aumento das taxas de gravidez em mulheres que associaram a acupuntura aos tratamentos de fertilização in vitro (FIV), em comparação com as pacientes que se submeteram apenas a FIV.

No tratamento de Medicina Chinesa, o objetivo basilar é restaurar o equilíbrio do corpo, tratando os padrões de desequilíbrio diagnosticados em consulta com recurso à acupuntura, fitoterapia, dietética e recomendações de estilo de vida.

Precisamente, durante o processo de PMA, realizamos 2-3 sessões semanais de acupuntura com o intuito de apoiar o desenvolvimento dos folículos e espessamento do endométrio, ativar a circulação sanguínea nos órgãos reprodutivos, apoiar o processo de implantação do embrião e reduzir o stress e a ansiedade.

 

Benefícios dos tratamentos de Medicina Chinesa na fertilidade do casal

Os tratamentos de Medicina Chinesa podem ter como benefícios para a fertilidade do casal:

·       Regulação do ciclo menstrual

·       Equilíbrio do sistema endócrino

·       Ativação da circulação sanguínea nos órgãos reprodutivos

·       Melhoria da qualidade do endométrio e maturação dos folículos

·       Promoção da ovulação

·       Benefício do processo de implantação do embrião

·       Melhoraria da qualidade e quantidade dos espermatozoides

·       Redução de processos inflamatórios

·       Redução do stress e da ansiedade

 

Na Herbs&Needles acompanhamos casais em processo de reprodução assistida e aconselhamos que comecem os tratamentos de Medicina Chinesa, no mínimo 3 meses antes do tratamento de PMA.

Próximo
Próximo

Osteopatia Pediátrica: alívio das cólicas e refluxo