
Pediatria
Medicina Tradicional Chinesa
O que é a Pediatria na Medicina Tradicional Chinesa?
A Pediatria é uma das especialidades da Medicina Chinesa mais antigas. Existem registos escritos sobre Pediatria, em dinastias anteriores, porém, o primeiro livro dedicado exclusivamente à Pediatria surgiu na dinastia Song (916-1125), escrito por Qian Zhong-yang.
Esta especialidade é detentora de métodos de diagnóstico e metodologias de tratamento específicas para bebés e crianças que, devido à sua imaturidade (refletida na anatomia, fisiologia, capacidades cognitivas e emocionais) têm uma maior vulnerabilidade a determinados sintomas e doenças.
Que métodos são utilizados no tratamento de bebés e crianças?
Os métodos terapêuticos utilizados em Pediatria são:
Massagem pediátrica chinesa
Ventosaterapia
Acupuntura
Fitoterapia
Aconselhamento dietético
A massagem pediátrica chinesa é considerada uma especialidade da massagem tuina e difere da massagem do adulto não só no diagnóstico como no tratamento. A título de exemplo, na massagem pediátrica chinesa, muitas vezes são estimulados pontos das mãos, com técnicas específicas, que não são utilizadas na massagem tuina para o adulto. É uma terapia útil para as crianças desde o nascimento até aos 12 anos; no entanto é mais eficaz até aos 6 anos.
A ventosaterapia é realizada com recurso a ventosas pequenas de silicone que exercem uma estimulação suave sobre as áreas a estimular.
Na acupuntura, os pontos podem ser estimulados com recurso a agulhas filiformes muito finas ou outros instrumentos indolores que exercem uma pressão muito suave.
A fitoterapia tem como base o diagnóstico de Medicina Chinesa e pode ser administrada à criança em extratos (em gotas) ou decocções/infusões (planta seca ou grânulos) diluídas em sumo/sopa.
No aconselhamento dietético são indicados alimentos, combinações de alimentos e métodos de confeção, consoante a informação recolhida em consulta e tendo em conta o diagnóstico realizado.
Em que condições a Medicina Chinesa pode ajudar as crianças e bebés?
Saúde respiratória: tosse, asma, rinite alérgica, infeções respiratórias recorrentes.
Saúde digestiva: vómitos, refluxo, diarreia, obstipação, cólicas.
Condições dermatológicas: eczema, dermatite, urticária.
Outras condições frequentes: agitação, perturbações do sono, transtorno de défice de atenção com hiperatividade (TDAH), enurese noturna.
Quais os benefícios da Medicina Chinesa em idade pediátrica?
Tratamento de doenças comuns na infância através de uma abordagem complementar.
Fortalecimento do sistema imunitário.
Apoio ao crescimento saudável.
Regulação emocional.
Prevenção e promoção da saúde.
A Medicina Chinesa oferece uma abordagem holística, natural e preventiva para cuidar da saúde das nossas crianças que serão os adultos de amanhã.
Perguntas mais frequentes
-
Na primeira consulta, primeiramente é realizado o diagnóstico, através de perguntas direcionadas aos pais e à criança, dependendo da idade. Para além da recolha de sintomas, procede-se à observação da criança, da língua e do dedo indicador, bem como à palpação do abdómen, do pulso e outras regiões do corpo.
Após o diagnóstico é realizado o tratamento com recurso à massagem pediátrica chinesa, ventosaterapia, acupuntura, prescrição de plantas e/ou recomendações dietéticas. Os métodos terapêuticos utilizados em consulta são selecionados consoante a necessidade e relevância clínica.
Relativamente à acupuntura, geralmente esta suscita questões e receios por parte dos pais e da criança. Dependendo da idade podem ser usadas agulhas filiformes muito finas ou instrumentos específicos que não envolvem perfurar a pele. Porém, em muitos casos, quando se usam agulhas filiformes, a inserção é superficial e as agulhas são retiradas rapidamente, ao invés de deixadas no local. Por norma, os tratamentos de acupuntura são muito bem tolerados por parte da criança e a sua vontade é sempre respeitada. Caso a criança não esteja recetiva à realização de acupuntura com agulhas filiformes, a estimulação é realizada com outros instrumentos totalmente indolores que não perfuram a pele.
-
Comparativamente com os adultos, as crianças reagem bastante rápido ao estímulo que é efetuado nos tratamentos. Em alguns casos pode existir uma intensificação dos sintomas logo após o tratamento, seguida de uma melhoria.
-
As crianças podem recorrer à pediatria da Medicina Chinesa desde bebés.
-
Sim, a toma de plantas medicinais é segura. A prescrição é personalizada e a combinação das plantas e a dosagem são adaptadas à idade pediátrica. As plantas medicinais são administradas em extratos (em gotas) ou decocções/infusões (planta seca ou grânulos) diluídas em sumo/sopa.
Após a consulta, é feito um acompanhamento regular da evolução dos sintomas, enquanto decorre a toma de fitoterapia.