OSTEOPATIA PEDIÁTRICA

A Osteopatia é indicada para bebés pois, no momento do parto, seja parto natural ou cesariana, pode provoca determinadas tensões no corpo do bebé devido às compressões exercidas durante a expulsão do bebé. O mesmo acontece durante a gestação devido à posição adotada do bebé.

O crânio do bebé é a estrutura do corpo que mais sofre com as forças exercidas durante o trabalho de parto, e as tensões associadas podem provocar, por exemplo, problemas respiratórios, problemas na sucção e/ou deglutição que, consequentemente afeta a amamentação; irritabilidade e problemas do sono; cólicas e/ou refluxo; problemas no crescimento como dificuldade na aprendizagem e concentração, asma, otites, bronquites e até mesmo no desenvolvimento da coluna vertebral causando escolioses ou problemas posturais. 

Um parto instrumentado (ventosas ou fórceps) também causam grandes alterações no crânio. 

As técnicas utilizadas nos bebés, são suaves, específicas e seguras, sem causar dor, promovendo o alívio das restrições facilitando assim o desenvolvimento do bebé.


Perguntas frequentes

O meu bebé vai sofrer ou ter dor? É seguro?

As técnicas utilizadas nos bebés, são suaves, específicas e seguras, sem causar dor, promovendo o alívio das restrições facilitando assim o desenvolvimento do bebé.

Posso recorrer á Osteopatia Pediátrica logo que o meu bebé nasce?

Deve, sem dúvida. É nos recem nascidos que normalmente se consegues os melhores resultados e num curto espaço de tempo. Isto acontece porque neste momento da vida do bebé, a maioria das estruturas rígidas estão ainda em formação e algumas das alterações não fisiológicas são possíveis de serem corrigidas com eficácia – é assim por exemplo com a plagiocefalia, ou mesmo com eventuais dificuldades de locomoção, torcicolos ou alterações da deglutição.

Quanto tempo pode demorar até o meu bebé recuperar de uma plagiocefalia?

Esta é uma pergunta recorrente dos pais , mas infelizmente não há uma resposta específica. A nossa Osteopata faz o possível para minorar o sofrimento do bebé, promovendo a sua recuperação no mais curto espaço de tempo, mas cada processo de reabilitação tem o seu curso, e mais importante do que isso, cada bebé é diferente.

Quanto tempo demora uma sessão de Osteopatia Pediátrica?

O tratamento dura em média cerca de 50minutos a 1hora no entanto o tempo da sessão vai sendo ajustado á condição do seu bebé e á forma como se sente no dia do tratamento. Existem condições em que temos de trabalhar a um ritmo mais lento de forma a não colocar o bebé em stress e outras em o Osteopata pode aproveitar todos os minutos da sessão para trabalhar com o seu bebé.

Artigos relacionados com Osteopatia Pediátrica

Plagiocefalia e a Osteopatia